No processo contínuo de gestão da tua marca pessoal, decides quais os diferentes objetivos que queres atingir. Alguns exemplos são:
- Ser mais reconhecido e valorizado no teu trabalho ou na tua área de atuação;
- Desenvolver um posicionamento autêntico e único no digital;
- Destacares-te da concorrência;
- Conquistar novos clientes;
- Aumentar o valor dos teus serviços;
- Desenvolver a tua postura consoante os objetivos que queres atingir.
Neste processo, descobres a clareza da mensagem que queres transmitir, a imagem que queres passar para o outro lado, as perceções que queres criar na mente das pessoas e quais as emoções queres despertar.
Porque deveria de me importar com a gestão da minha marca pessoal?
Queres atrair novos potenciais clientes para o teu negócio?
Queres evoluir, mudar ou procurar uma nova oportunidade de trabalho?
Queres ser reconhecido ou valorizado pelos teus colegas, família e amigos?
Queres destacar-te da concorrência?
Para tudo isto, precisas sempre da tua marca pessoal. E, acredita, tu nunca precisaste tanto dela como agora!
O mercado mudou e tu sabes disso. A tecnologia continua a crescer e existe cada vez mais novos formatos de trabalho, novas profissões, muita informação e muitas opções de escolha.
Estamos demasiado preocupados a olhar para o lado e esquecemos de olhar para dentro. Este excesso de “barulho” confunde o nosso “eu” interior.
O processo de gestão de marca pessoal dá-te visão e consegue proporcionar-te clareza, confiança e intenção, para que consigas entregar ao mundo a tua mensagem, o teu potencial.
Então, do que estás à espera para sair dos bastidores e começares a desenvolver a tua marca pessoal, protagonista? Eu quero assistir e acompanhar a tua evolução. Por isso, partilho contigo 5 dicas que te vão ajudar a começar já a desenvolver a tua marca pessoal. Vamos lá?
5 dicas para começares já a desenvolver a tua marca pessoal
1. Começa de dentro para fora
Ao contrário de uma marca empresarial, que cria um nome fictício, tu já tens um nome, uma identidade, uma história, uma personalidade. Então, o primeiro passo é mergulhares no movimento de interno e é por aqui que deves sempre começar, pelo autoconhecimento.
Responde às seguintes questões:
- O que te move diariamente?
- Como queres ser lembrado?
- Quais são as tuas habilidades e competências?
- Quais os momentos da tua história de vida que mais te marcaram?
- Porque fazes o que fazes?
- Como ajudas as pessoas?
- Qual é a transformação que pretendes causar no mundo?
- Como é que comunicas?
- Quais são as tuas crenças?
- Quais são os teus valores inegociáveis?
2. Partilha o que tu sabes
Não guardes tudo para ti! Quanto mais entregas, mais recebes. Não tenhas medo de dar o teu melhor para receber o melhor também.
Não penses que toda a gente já sabe o que tu tens para partilhar. Não, não sabem.