70/20/10. Será um mito?

Será que funciona para desenvolver líderes?

High Play Institute
1 de Julho de 2019

Durante muitos anos acreditamos que os líderes deviam crescer passando 70 por cento do tempo a aprender com as experiências no trabalho, 20 por cento a aprender com outras pessoas, seja num processo de coaching ou mentoring, e 10 por cento em programas formais de desenvolvimento de liderança. Este rácio nasceu da pergunta a líderes eficazes sobre como tinham crescido. Passadas algumas décadas sobre esta análise tentámos ir à procura das mudanças impostas pela evolução dos tempos.

Os estudos mais recentes, um dos quais realizados pelo The Conference Board e DDI, envolvendo mais de 13.000 líderes, 1.500 gestores globais de recursos humanos e 2.000 empresas, procuraram saber qual o rácio ótimo para desenvolver líderes. O Estudo revelou que atualmente se tende a praticar o rácio – 55/25/20. Mas quando se pergunta qual o rácio que gostariam de praticar, a resposta foi – 52/27/21. Menos tempo a experimentar? Não, mais tempo para parar e pensar sobre o que se experimenta. Mais insistência em fazer, mas aprender com o que se faz.

‘A vida é muito rápida. Por isso não paramos, e quando não paramos não reparamos. E quando não reparamos não reparamos.’

Gonçalo M. Tavares

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go