START&GO

WATGRID

Criada em 2014, a WATGRID é uma empresa inovadora no âmbito do IoT para a monitorização de líquidos, em tempo real.

1 de Outubro de 2019

Com o objetivo inicial de monitorizar a qualidade da água, a versatilidade da tecnologia permitiu à empresa diversificar os setores de atuação, focando-se, atualmente, no mercado vitivinícola com uma gama de produtos designada WINEGRID que permite a digitalização de todo o processo de vinificação.

Através de uma rede de sensores proprietários e de uma plataforma online de monitorização, a WINEGRID permite ao produtor de vinho, avaliar e analisar as diferentes fases de produção e, em simultâneo, acompanhar parâmetros críticos da evolução do vinho como densidade, cor, turvação, temperatura e nível. Trata-se de uma solução integrada acessível num PC, tablet ou telemóvel, com a possibilidade de definir alarmes personalizados, listar tarefas ou realizar análises preditivas. 

A monitorização e digitalização de dados em tempo real, numa plataforma com acesso remoto - algo que não está ao alcance dos métodos de amostragem manual - permite às adegas potenciar o aumento qualitativo do vinho e, simultaneamente, melhorar a gestão de custos operacionais.

Num setor ainda tradicional, a resposta do mercado tem sido bastante favorável com uma crescente adesão por parte das empresas, sendo hoje uma ferramenta indispensável no dia-a-dia dos enólogos e produtores de vinho. “Cada vez mais, as organizações têm consciência que através de uma aposta centrada na inovação disruptiva poder-se-ão diferenciar no mercado, cada vez mais focadas em oferecer produtos diferentes, garantir maiores padrões de qualidade e tornar os processos mais eficazes”, dizem-nos.

O futuro passa por continuar o desenvolvimento de tecnologia de ponta, procurando encontrar soluções pioneiras que permitam aumentar a rentabilidade da produção vitivinícola nos diversos tipos de processos e fases de estágio. A transferência desta tecnologia para outros tipos de líquidos tais como bebidas espirituosas, azeite, vinagre e outros, também é uma possibilidade.

Graças ao seu carácter inovador, a WINEGRID foi distinguida no âmbito do projeto-piloto Accelerator do Conselho Europeu da Inovação (CEI), tendo sido atribuído um financiamento de 1,59M €.

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go