No
entanto, mesmo com todas estas facilidades a comunicação ainda constitui um
grande problema para muitas organizações.
E porquê é que isso acontece? Podemos
identificar algumas causas, das quais destacamos: a ausência de um departamento
na área; a falta de uma estratégia de comunicação e de envolvimento da gestão,
do qual derivam a falta de informação e a incorreta utilização dos meios comunicacionais.
Antes de mais é preciso que as
organizações vejam a comunicação como uma componente da gestão, como uma
ferramenta estratégica para o crescimento organizacional. Mais do comunicar é
preciso comunicar bem, nos timmings
certos, com os meios adequados e tendo em conta o público (interno e externo)
que é importante para a organização, ou seja, que definam o Quê, Com Quem, Como
e Quando?
Os atuais modelos de gestão, já seguidos
por algumas organizações, acabam por constituir um importante meio de apoio à
comunicação, ao exigirem um maior envolvimento da organização com seus grupos
de trabalho e com a comunidade, adotando a transparência e uma gestão
socialmente responsável. Neste âmbito, a comunicação é estrategicamente pensada
para propagar os valores e a cultura da empresa, a sua missão e visão de futuro
e ainda, para conferir uma imagem de prestígio.
Ao procurar esta qualidade
comunicacional, a primeira coisa que consideramos é a comunicação
estabelecida com o público consumidor. No entanto, não podemos descurar a
comunicação interna, pois esta acabará por ser o reflexo do que se pretende
transmitir ao público externo. Uma comunicação interna bem estruturada e planeada contribui
para o melhor desenvolvimento da organização. Quanto mais informados acerca das
atividades das suas organizações mais os colaboradores estarão motivados e por
conseguinte mais produtivos, contribuindo ainda para uma melhor divulgação da
organização. É importante que a informação comunicada seja coerente com as
práticas da organização, isto é, que seja uma comunicação transparente, verdadeira
e percetível pelas partes interessadas.
A comunicação é pois um fator decisivo para a imagem que a organização
tem junto dos seus públicos, logo, possuir uma estratégia global de comunicação
eficaz e adaptada à sua realidade é fundamental. Uma estratégia bem elaborada
permitirá que todos os seus esforços de comunicação sejam coerentes, coesos e
contínuos.
Assim,
o caminho para uma organização de sucesso passa por apostar na comunicação e como
tal devem:
Na Q4E a preocupação constante em
fazer melhor, em continuar dinâmica, proativa e em crescer juntamente com os
seus parceiros, tornou a comunicação uma aposta fundamental para prosperar no
mercado competitivo atual.
Uma comunicação eficaz e eficiente
intensifica as relações interpessoais, aproxima os colaboradores da
organização, melhora o clima organizacional, e fortalece a imagem e identidade
da organização junto do seu público.