A publicidade programática é uma tendência que veio para ficar. Ao longo da última década, o mundo da publicidade tem permitido às marcas e empresas, uma precisão sem precedentes no alcance e activação dos seus públicos-alvo.
A publicidade padronizada para todos os públicos, já não funciona! Os clientes e utilizadores das novas tecnologias querem e esperam experiências mais personalizadas, com mais frequência.
A expansão dos meios de comunicação e dos dados que agora existem dos clientes tornam a compra e venda de anúncios um processo mais complicado.
O que é a Publicidade Programática?
A publicidade programática é um termo que abrange diferentes tecnologias que automatizam a compra, o posicionamento e a otimização da publicidade, realizada em tempo real ou quase real, com diferentes níveis de controlo e automação.
O principal objetivo consiste na substituição de atividades humanas na negociação de espaços de publicidade.
Isto oferece aos anunciantes a capacidade de saber exatamente em que meio estar, qual o anúncio certo a exibir, em determinada hora para a audiência certa.
A revolução já começou, a publicidade programática veio mudar a forma como os anunciantes compram espaço publicitário com novos standards, numa indústria cada vez mais tecnológica, dos quais a velocidade, personalização e dados são gerados em tempo real tornando o processo de compra mais rápido e eficaz.
Como a publicidade programática alterou a forma como os consumidores vêem a publicidade ?
A publicidade programática transformou-se no novo padrão e representa parte da publicidade de display digital que é comprada e vendida nos diferentes mercados, como no Reino Unido e nos EUA.
A tecnologia programática permite dados online e offline altamente detalhados para exibir anúncios. Esta situação acaba por beneficiar não apenas o anunciante, mas também o consumidor, que recebe uma experiência totalmente relevante, porque assiste e vê o que realmente lhe interessa.
Entender as relações humanas é um processo contínuo, não existe uma fórmula que dite a maneira mais eficaz de criar impacto no consumidor.
Experiências impressionantes, quase sempre são positivas para o cliente. Criar experiências positivas vai garantir que o público-alvo queira sempre revivê-las.
Como funciona a publicidade programática?
Resumidamente e de uma forma simples, a publicidade programática funciona através da automatização de processos de compra e venda, que consiste em:
A Publicidade programática permite assim, a compra de diferentes espaços / inventários como displays, vídeos, social, mobile, etc.
Além de conduzir a outras formas de negociação em dois modelos distintos:
Vantagens Publicidade Programática
Tempo: O processo de compra da publicidade era totalmente manual e consumia muito tempo. Para anunciar agora além de ser um processo mais fácil, também é muito mais simples, através do leilão em tempo real (RTB) removendo assim a complexidade que antes existia. O RTB permite a automatização de funções de compra, uma vez que propicia a habilidade de comprar inventário com base em impressões e usuários.
Redução de custos: A publicidade programática está cada vez mais a ser utilizada, também pela otimização do investimento, diminuindo assim, a dispersão da verba publicitária. Tudo isto, devido também à automatização dos processos, direcionando o anunciante para o público-alvo relevante.
Segmentação: Além de eficiente em custos, a publicidade programática permite o alcance da audiência em vários locais, numa única compra. Desta forma, é possível identificar as características mais relevantes do público-alvo e usar esses insights para atingir de forma personalizada o consumidor.
Resultados: Agora é possível através desta ferramenta trocar e experimentar diferentes meios criativos, peças, canais, técnicas, estratégias de targeting e analisar. Isto permite, a optimização de campanhas e assim, perceber o que poderá funcionar melhor.
Resumindo, as maiores vantagens da publicidade programática são: campanhas personalizadas de acordo com perfil de navegação, idade, género, intenção de compra, localização, etc. ; anunciantes decidem quanto desejam pagar por impressões; evitar a dispersão de anúncios em locais de desinteresse e sites aleatórios; análise de dados reais e específicos.
A publicidade programática no offline através dos mupis digitais
Engana-se quem pensa que a publicidade programática está limitada apenas ao online. Actualmente, ela pode e chegou também ao mercado offline, por exemplo, através dos mupis digitais (DOOH).
A publicidade programática DOOH tem as seguintes vantagens: