CATARINA ROCHA
Data-driven Marketeer & Strategist | Entrepreneur |Mentor & Speaker
Fotografias D.R.
Do físico para o digital Comerciantes.pt
No contexto atual, de pandemia, confinamento, e início (ainda tímido) de reabertura, a transformação digital das organizações, empresas e negócios de todas as dimensões ganha um carácter de urgência. Como resultado da pandemia Covid19, chegar ao consumidor final tornou-se num desafio ainda mais exigente.
amos assim dar início a uma rubrica dedicada a dar espaço a exemplos reais de como a digitalização dos canais de distribuição, e a sua adopção, mesmo nos negócios mais tradicionais, com soluções mais ou menos complexas, foram fundamentais para garantir um canal de distribuição e manter as "portas abertas ".
Em todas as crises surgem oportunidades. É necessário adaptar, reinventar, e repensar os negócios, bem como o seu modelo de negócio. Principalmente é necessário ser proativo!
E para arrancar esta primeira edição da nossa rubrica Phygital, convidei o Fernando do Amaral, que acabou de lançar um novo marketplace online para o comércio local, em comerciantes.pt .
Catarina: Certo Fernando?! Conta-nos tudo sobre a vossa motivação para no meio de uma pandemia mundial criar um mercado online exclusivo para o comércio local... e que já começou a servir os lisboetas! E foi feito em apenas 15 dias, correcto?
Fernando: Certo, Catarina! Exactamente! A motivação inicial foi ajudar os comerciantes numa situação de emergência em que estavam impedidos de receber clientes e com a sua subsistência em risco. Vimos surgir muitos outros projectos que reuniam listas de negócios que faziam entregas, mas apenas disponibilizavam os contactos. Faltava o componente Ade venda online! Achámos que fazia sentido criar
um marketplace completamente funcional, onde o cliente pudesse ver os produtos de todas as lojas, criar o seu carrinho de compras e fazer o pagamento, tudo no mesmo website. Quisemos criar uma experiência de compra online que fosse uma verdadeira alternativa aos grandes supermercados online. Nessa fase cada comerciante garantia a entrega dos seus produtos, foi a forma que encontrámos de lançar um marketplace em 15 dias, sem custos para comerciantes nem clientes. Agora já estamos na fase
seguinte em que nós fazemos uma entrega conjunta de toda a encomenda e estamos a preparar o nosso plano de negócio para criar uma empresa e continuar a desenvolver o projeto.
C: Boa, excelente iniciativa, e ao longo deste período, quantos pequenos comerciantes conseguiram “angariar” para o Marketplace?
F: Neste momento temos 20 comerciantes só no bairro de Campo de _____________