Como treinar o seu "pensamento estratégico"

O pensamento estratégico é ao mesmo tempo uma prática, no sentido que quanto mais for exercitada melhor o conseguirá executar, mas simultaneamente um processo.

Catarina Rocha
1 de Outubro de 2019

Geralmente, ouvimos pessoas a lamentar que há falta de pensamento estratégico nas nossas empresas e organizações, que não sabemos "planear e/ou pensar", que somos apenas focados na acção, sempre numa optica responsiva (raramente proactiva), num impeto de solucionar o problema ou situação, de uma forma impulsiva e pouco pensada, planeada e/ou até ponderada.

Poderá até ser verdade em vários casos, mas a ser, isso leva-me a uma questão central - “Será que estamos preparados para ter “pensadores” nas nossas organizações? Será que sabemos como potenciar e desenvolver essas competencias nos nossos colaboradores?

Talvez sim ou talvez não, mas seguramente, ter um toolkit com algumas ferramentas e dicas de fácil implementação, ao nosso alcance para ajudar a potenciar o pensamento [estratégico], parece ser uma boa estratégia, certo?

Se refletirmos sobre a frase - “exercite o seu pensamento”, embora o nosso cérebro não seja um músculo, é bastante comum ouvirmos analogias desta ordem, tais como “treine o seu cérebro” ou “exercite o seu cérebro”, porque a verdade é que a prática é fundamental para desenvolver o verdadeiro pensamento, bem como um pensador estratégico.

Na realidade um excelente processo para incentivar a ideação, e potenciar a criatividade e inovação nas organizações. Visto que Permite simultaneamente ter uma visão holistica e ampla sobre um período de tempo mais longo do que o habitual, que ao mesmo tempo de uma forma redundante, para ser masterisado é um processo que requer prática.

Toolkit para o potenciar o Pensamento Estratégico


1. Zoom-in and Zoom-out
Ter a capacidade de fazer Zoom-in e Zoom-out  (construir e descontruir), repetidas vezes, numa optica de analise sequenciada, para expandir o pensamento.

2. Desenhar um mind-map

Desenhar um mapa e as suas respectivas interligações, que nos ajuda no exercício anterior e nos permite ter, simultaneamente, uma perspectiva holística e uma visão detalhada e multidimensional.

3. Os 5 porquês? 

Usar a técnica dos [5 porquês], reforçar a pergunta [Por quê?] no minimo cinco vezes, para garantir uma análise em profundidade que permita encontrar a causa real do problema e não apenas os sintomas.

4. Divergir e convergir

Primeiro há que divergir, para explorar e antecipar diferentes cenários e possíveis resultados. Explorar diferentes caminhos e ter a mente aberta para novas ideias.

Em seguida à que convergir, selecionar apenas algumas ideias e/ou cenários (entre 3 a 5 no máximo), e desenvolver uma análise com algum grau de profundidade, que permita a tomada de decisão e respectiva implementação.

Analisar é fundamental, mas tomar decisões e implementar também, caso contrário ficar-se-á pelo meio caminho.

5. Formular Questões Estratégicas

Não se consegue obter a resposta certa se não se fizer a pergunta certa, isso é garantido.

Perguntas estratégicas são: simples e claras; incitam ao pensamento e discussão; geram energia; motivam o debate e a investigação; analisam hipóteses; e abrem novos caminhos e possibilidades.

A arte de fazer perguntas não é algo novo, nem vamos voltar à descoberta da pólvora, mas muitas vezes os pontos acima mencionados não são levados em consideração, condicionando à partida a qualidade dos resultados da análise efectuada.

Quais os 7 traços de personalidade de um pensador estratégico?

1. Foco no longo prazo

2. Naturalmente curioso(a)

3. Mente criativa

4. Atitude proativa

5. Capacidade de priorizar

6. Mentalidade flexível

7. Adaptabilidade e abertura a mudança

Em resumo, o pensamento estratégico é uma maneira de olhar para a organização e/ou projeto de forma mais abrangente, e com foco a longo prazo, mais flexível e resiliente.

Para tal é necessario ser capaz de identificar tendências, desafiar suposições e procurar sinais de oportunidades e desafios emergentes.

Se quer ser o agente do pensamento estratégico na sua organização, precisa largar as rotinas, sair da sua zona de conforto e criar novas formas de contagiar os seus colaboradores. E nunca se esqueça, o pensamento estratégico é uma prática, quanto mais a exercitar, melhor. Por isso pratique o máximo possível!

Artigo em formato PDF

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