Luis Augusto Lobão Mendes
Professor e Consultor
Aprendendo na prática: 10 inovações do retalho
Foram 10 dias de muitas visitas e muita aprendizagem!
ecebi o convite da querida amiga Surama Jurdi, para participar como um dos convidados na missão Business Innovation, que trabalha com o conceito de “live case”, que é viver os melhores casos do retalho de Nova York ao vivo, não só visitando as lojas com o olhar técnico, mas realizado a jornada de compra e as experiências propostas nos diversos canais das empresas como consumidor.
A cidade mais global do mundo, é um excelente laboratório para inovação! Do comércio de peles no século 17, aos novos polos tecnológicos e acadêmicos que querem manter a relevância da maior metrópole americana no século 21, a história de Nova York é a história da globalização — e, se as iniciativas atuais forem bem-sucedidas, também será o futuro. Nova York, também é a capital financeira do planeta, assim como também está na linha de frente quando se trata de tecnologia da informação e inovações voltadas para o consumidor final. E este cenário que construímos nosso laboratório!
O retalho é hoje um mercado cheio de inovações.As tecnologias que vêm surgindo, como pagamento sem contato, “mobile-commerce” e "internet das coisas", prometem transformar a maneira como fazemos negócios.
É um dos setores mais vibrantes para se trabalhar neste momento, muito embora esse foco em inovação não seja assim tão recente. A inovação e o retalho sempre caminharam de mãos dadas e aqui quero destacar as 10 que mais me chamaram atenção nesta nossa jornada.
#1 No friction
A experiência de compra começa com uma jornada sem atrito! A Bed Bath & Beyond está dando um show, depois de fazer uma grande reforma na sua super loja, incorporou uma série de canais de compra e relacionamento com o cliente. O “scan and go” elimina filas, pois permite que você compre dentro da loja. Mas o interessante não são as ferramentas, mas a cultura e o empoderamento dos colaboradores para reduzir totalmente o atrito com os clientes, principalmente no momento de negociação de preços ou mesmo em devoluções de produtos.
#2 Experiências marcantes
O O Museo do Sorvete e nova loja da Channel dão um show a parte! Todo o cuidado com a “experiência sensorial”, mostram uma nova tendência do retalho. Na Channel você pode descobrir a cegas o seu gosto aromático e fazer seu perfume sob medida. Na loja do Microsoft eu consegui pilotar um McLarem, um carro instalado dentro da loja para
apresentar a sensação de seu novo game Forza.
Aqui já não se trata de uma novidade, mas de uma realidade, o cliente compra como, onde e quando ele quiser! As empresas precisam ir para um conceito superior -o de onechannel! A Alure mostrou que uma revista pode ter uma loja de cosméticos! O que é bom está na revista o que é sensacional está na loja, garante a marca com a curadoria dos seus editores.