28 de Outubro de 2023



Josefinas - 10 anos a inspirar e empoderar mulheres



As mil e uma noites, o ballet russo ou o lendário conto de Lewis Carol, Alice no País das Maravilhas, foram a inspiração para o nascimento da marca.


AJosefinas completou 10 anos de vida e tem edificando o seu próprio caminho assumindo-se como marca de moda e lifestyle. Continua, orgulhosamente, a afirmar-se como uma marca digital portuguesa de calçado e malas de luxo criada com o propósito vincado de inspirar e empoderar mulheres enquanto celebra e perpetua a herança e o savoire-faire português. Tem sido aclamada e apoiada por mulheres empenhadas na luta pela igualdade, pelos mais prestigiados meios de comunicação e é a escolha de muitas celebridades e influencers em todo o mundo.

Nasceu em 2013 e continua a crescer e desenhar-se com cada vez mais maturidade e expressão.

A Start & Go esteve à conversa com Joana Esteves CEO da marca. 


S&G - A Josefinas fez 10 anos. Como caracterizam este percurso até agora?

Joana Esteves - Recuando até ao início da nossa jornada, recordamos e partilhamos alguns momentos adversos. A Josefinas foi fundada em 2013 num país em plena crise, onde os sonhos eram uma extravagância, porém sempre soubemos que a missão de inspirar e empoderar mulheres através de calçado e malas de criação artesanal e sustentável, que enaltecem o savoir-faire dos nossos mestres sapateiros e artesãos portugueses, com anos de experiência, know-how e dedicação, tinha de ser disseminada, pois trata-se de um legado/herança que é fundamental continuar a preservar e a disseminar. Ao longo do caminho, foi nos momentos de dificuldade, que nos reinventámos e superámos.




Durante o contexto pandémico deu-se uma mudança de paradigma na vida de todas as empresas, e a Josefinas, que já tinha um modelo de negócio digital, registou um período de crescimento. No entanto, os pequenos negócios que apoiávamos, como o dos artesãos, foram mais afetados, pelo que o facto de o nosso trabalho continuar a fluir e a aumentar, permitiu-nos apoiar estes negócios tão sui generis a manter as suas dinâmicas e estruturas que tanto valorizamos e queremos continuar a preservar.

Entretanto, o nosso país também cresceu e amadureceu e o nosso mercado interno floresceu com vigor, qualidade e talento. Existe um leque cada vez mais composto de marcas portuguesas de excelência com crescente expressão internacional, marcas estas que se conseguiram estabelecer em setores como a moda, os vinhos, a cortiça e o calçado e, assim, levar Portugal mais além, reposicionando o nosso país no cenário global. 


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Ao longo do caminho, foi nos momentos de dificuldade, que nos reinventámos e superámos.

Para além disso, neste momento a tónica está posta no universo do luxo que é um dos ecossistemas que cria mais valor em toda a sua cadeia. Esta união e reforço daquilo que melhor se faz em Portugal, tem ajudado a elevar o nosso país e a fazer com as que marcas tenham maior notoriedade a nível internacional, alavancando o seu crescimento e expansão.

Atualmente, na Josefinas, acreditamos e afirmamos com cada vez mais convicção e orgulho que cada peça que fazemos é uma obra de arte e, por isso, especial. Trabalhamos com os melhores artesãos que, dotados das mais minuciosas técnicas e usando apenas os melhores e mais nobres materiais, tornam qualquer produto em algo mágico e exclusivo. A procura de materiais que contam a nossa história, tradição e cultura (portuguesa) determina também a nossa missão e é algo que queremos sublimar e perpetuar na atualidade e na história da moda. 

 Cada par de Josefinas é criado artesanalmente, especialmente para cada encomenda (made-to-order). Isto significa que, tal como qualquer outra criação manual, cada peça é única e exclusiva. Defendemos também que apenas com tempo se criam peças extraordinárias e que perduram no tempo.



S&G - #ProudToBeAWoman é o lema da marca. Que conselhos dariam às meninas e jovens mulheres que desejam empreender?


#ProudToBeAWoman é um lema inspirador e acreditamos que quando ajudamos uma mulher contribuímos para um mundo melhor e mais justo, e é isso o que nos move. Sempre ambicionamos que a marca tocasse a vida das mulheres de várias formas: como sendo um amuleto da sorte, uma motivação, um ombro onde outras mulheres se pudessem apoiar, como uma amiga que sempre caminha ao nosso lado. Esta sempre foi nossa alma e coração da Josefinas.

Acreditamos, igualmente, que o poder desta marca que toca a vida das mulheres vai muito para além daquilo que ela calça ou usa ao ombro, impacta efetivamente o seu presente e o seu futuro. A Josefinas tem promovido e trabalhado continuamente com projetos, escolas e campanhas que ajudam meninas e mulheres a consolidarem o seu merecido espaço na sociedade, com confiança, igualdade e sucesso. A mãe do feminismo, Gloria Steinem, pensou exatamente o mesmo quando se juntou ao nosso movimento e esse foi outro momento #ProudToBeAWoman memorável.

Na marca, desde sempre convidamos e apoiamos a que meninas e jovens mulheres tenham voz e expressão na criação da sua trajetória de empreendimento para que possam também inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo. Devemo-nos sempre lembrar que cada jornada empreendedora é única e não existe um caminho certo ou errado. 

O mais importante é que estas meninas e mulheres sigam os seus sonhos, trabalhem com dedicação e persistência, aprendendo com as experiências ao longo do caminho.


S&G - Como imaginam a Josefinas daqui a 10 anos?


O futuro da Josefinas é um caminho onde cabe tudo – imaginação, criatividade, luxo, intemporalidade, irreverência e perpetuação da herança e legado português… onde não só pretendemos continuar a deixar a nossa marca no mundo da moda com 

elegância e propósito, como fazemos questão de continuar a inspirar e a capacitar as mulheres que caminham connosco, porque são elas que movem a Josefinas.

A Josefinas ambiciona, nos próximos anos, tornar-se uma referência na moda a nível internacional, a par das grandes maisons, reforçando a sua trajetória de crescimento e trabalhando afincadamente a sua internacionalização com a intenção de vincar o cunho e a herança portuguesa dos nossos artesãos além-fronteiras.


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