VÍTOR BRIGA
Formador de Criatividade e Comunicação
REINO UNIDO (OXFORD) – AS CRENÇAS LIMITADORAS
‘If we treat people as they are, we make them worse. If we treat them as they ought to be, we help them to become what they are capable of becoming.’
Goethe ’
ste verão decidi fazer umas ‘férias’ diferentes. Em vez de rumar a uma praia, decidi inscrever-me num curso de verão da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Foi uma experiência absolutamente extraordinária, à qual voltarei brevemente num destes artigos, uma vez que o contacto com um grupo de pessoas de todo o mundo, num ambiente académico rico de experiências, me permitiu trazer muitas histórias para contar.
Hoje quero centrar-me em concreto no impacto que o curso teve em mim. O tema foi: ‘High Performance Leadership: Arts to Sports’, um assunto que me fascina, pois há vinte e oito anos que dou formação na área da liderança. Interessa-me em concreto esta abordagem que analisa os comportamentos que deverá ter um líder para ser capaz de mobilizar as suas equipas para o alto desempenho em diferentes contextos: artes, ciência, organizações e desporto.