VÍTOR BRIGA
Formador de Criatividade e Comunicação
ESPANHA – O PODER DO PROPÓSITO
Como manter a motivação elevada, o entusiasmo e a consistência depois de vinte e cinco anos a trabalhar na mesma área? Como recuperar aquele sentimento de conquista e aquela energia inabalável que tínhamos nos primeiros anos de trabalho? Onde encontrar vontade renovada, quando já se lidou com múltiplos desafios, já se superaram várias metas, já se fez a diferença e já se foi alvo de reconhecimento valioso?
reio que estas são perguntas que muitos profissionais se fazem quando chegam a uma determinada fase da sua carreira.
As respostas simples são: precisamos de continuar a ganhar dinheiro e queremos o reconhecimento dos outros e a satisfação de continuar a fazer um trabalho bem feito.
Ok, é verdade. No entanto, sejamos honestos: a partir de uma certa altura, a recompensa monetária, por si só, não é suficientemente motivadora para fazer querer correr a “extra mile” e esperar pelo reconhecimento dos outros pode ser uma falácia do ego, pois todos já passamos por situações em que sabemos que fizemos um bom trabalho e, devido a variáveis fora do nosso controlo e que nada tiveram a ver com o nosso desempenho, não fomos justamente reconhecidos.
Por esse motivo, creio que a motivação e a alavanca inspiradora para querer continuar a fazer a diferença na vida dos outros, e para a contínua superação em busca da excelência, terá de se encontrar dentro de nós: no nosso propósito.