VÍTOR BRIGA
Formador de Criatividade e Comunicação
PAÍSES BAIXOS – O ENCONTRO DO ‘THE CULTURE MAP’
‘As diferenças culturais não devem separar-nos uns dos outros, mas sim trazer uma força coletiva que pode beneficiar toda a humanidade. Além disso, o diálogo intercultural é a melhor garantia de um mundo mais pacífico, justo e sustentável’
Robert Alan Aurthur
á cerca de dois anos, fui convidado por um antigo, e estimado cliente, um grupo hoteleiro português com mais de cem hotéis em vários países, a dar formação às suas equipas na Europa e no Estados Unidos. Este projeto formativo permite-me dar formação em Amesterdão, Londres, Berlim, Madrid, Barcelona e Nova Iorque. Um desafio fascinante, pois é a conjugação de duas das minhas paixões: a formação comportamental e a viagem.
Iniciei o projeto em Amesterdão com o entusiasmo de voltar a esta excitante cidade, desta vez em trabalho. Preparei toda a formação e materiais em inglês e, quando recebi a lista de participantes, apercebi-me de que iria ter em sala cerca de nove nacionalidades distintas de diferentes continentes. Não dei muita importância ao facto, pois para mim, nessa altura, o mais importante era perceber como poderia servir melhor as necessidades do cliente e refrescar o meu inglês para que o idioma não fosse um obstáculo.
Os cursos acabaram por correr muito bem, com participação bastante