Como o Data Analytics e a Inteligência Artificial estão a impactar o setor dos Transportes e Logística

Mais de um terço dos executivos que trabalham no setor dos Transporte e Logística acreditam que a automação de processos robóticos (RPA) trará a maior mudança para a indústria na próxima década.

1 de Outubro de 2019

Quase um quarto (24%) espera que a Inteligência Artificial (IA) altere profundamente o setor. Um estudo realizado pela empresa Digital Reality a 100 executivos do setor revelou que 9 em cada 10 entrevistados (91%) estão continuamente à procura de aumentar os seus investimentos na sua infraestrutura de dados.

As soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial tem imensas aplicações no setor dos Transportes e Logística. A otimização de processos, redução de custos operacionais e novos modelos de negócio são alguns dos benefícios que a sua empresa pode usufruir ao adotar tecnologias disruptivas. 

Mas, as vantagens que a tecnologia pode trazer para o setor são muito mais alargadas a todos os departamentos e, hoje em dia, uma correta análise de dados, é um recurso imprescindível para alavancar o seu negócio, ser competitivo e alcançar os melhores resultados. 

Está preparado para adotar soluções que o colocarão um passo à frente da concorrência?

As informações geradas pelas diversas fontes de dados como registos de manutenção, sensores visuais e acústicos e unidades de GPS, fornecem insights fundamentais que influenciam a tomada de decisão e aumentam o lucro da sua empresa.

Segundo a Digital Reality, o volume de dados gerado no setor em sistemas de identificação por radiofrequência (RFID) e aplicações de gestão de inventário quase duplicou a cada 40 meses desde os anos 80. Além disso, vários especialistas do setor acreditam que o volume de dados será 44 vezes maior em 2020 do que em 2019.

Com uma análise preditiva correta, é possível ajustar a produção e as operações, de forma a evitar desperdício e custos elevados, ajustando as operações às necessidades. Deste modo, as previsões permitem uma melhor alocação de recursos, identificar oportunidades e tendências de mercado, e a otimização de toda a cadeia logística. Além disso, as soluções tecnológicas ajudam-no a oferecer um serviço diferenciador e de topo, minimizando, por exemplo o lead time com entregas mais rápidas a um menor custo.

Dos pedidos à consolidação das entregas, toda a cadeia pode ser otimizada. Com foco na qualidade e na eficiência dos processos, o gestor tem ao seu dispor informação concreta e útil que lhe permite tomar as melhores decisões e identificar os pontos fracos a melhorar.

A automação pode adquirir um papel importante também nos centros de distribuição. Por exemplo, a Amazon, conta com mais de 100 mil robôs que fazem tarefas como o picking ou ajudam a equipa com os pedidos do e-commerce.

A tecnologia tornou-se assim uma peça fundamental para que a gestão logística se torne mais competitiva e eficiente. A cadeia de fornecimento é mais transparente, as entregas otimizadas e as ineficiências reduzidas. Com melhores informações para a tomada de decisão, a performance de toda a empresa é melhorada. 


O Data Analyticas e a IA é um aliado estratégico do setor pois permite benefícios como: 

  • Gestão eficiente do stock e otimização da capacidade de armazenamento;
  • Experiência do cliente aprimorada através de um maior conhecimento das suas necessidades;
  • Redução do impacto ambiental e aumento da segurança;
  • Otimização das frotas com recurso ao Blockchain e redução de custos de transportes, como gastos de combustível ou manutenção;
  • Análise preditiva recorrendo a estatísticas sobre padrões de uso e do desgaste;
  • Através da IA há um planeamento eficiente da frota e das rotas a partir de dados em tempo real, como tráfego, dados meteorológicos, manutenção rodoviária ou agendamento de frotas;
  • Gestão de ativos mais eficiente;
  •  Maior rapidez de resposta perante a identificação de acontecimentos que têm impacto no negócio;
  • Automação dos processos de Supply Chain, reduzindo os custos operacionais;
  • Dashboards com acesso a informação de diferentes dados para análises eficazes e melhores decisões de negócio.

Revista Digital Start&Go