O
advento dos novos modelos de negócio introduzidos pela Industry 4.0 significa
um aumento das redes digitais entre as empresas, os seus clientes, fornecedores
e accionistas.
Esta
quarta revolução industrial significa uma transformação significativa das
empresas no uso integrado de dados com necessidade de grande investimento,
principalmente em TI, equipamentos, sistemas de logística (CPS) e formação.
Espera-se
que a Alemanha invista 40 milhões de euros e as empresas industriais europeias
140 milhões de euros no Industry 4.0 até 2020; a previsão é que, dentro de
cinco anos, mais de 80% das empresas terão digitalizado a sua cadeia de valor.
Investimento
e Finanças
As
empresas precisam investir nas soluções Industry 4.0 em áreas-chave, como a
cadeia de abastecimento, produtos I&D, indústria ou serviços, logística e
distribuição, para evitar ficar para trás da concorrência.
A
generalização da digitalização certamente significará uma maior necessidade de
maior qualificação e formação das equipas - se não alguma dificuldade em
encontrar as pessoas certas para a função. Esta é uma área onde os organismos
da indústria, o governo e as escolas estão todos envolvidos.
A
aplicação do Industry 4.0 a um negócio não é apenas uma questão de produção;
por definição, envolve toda a empresa (e empresas externas) o que significa que
se torna uma responsabilidade para o CEO e uma prioridade para a estratégia
corporativa.
Digitalização
da cadeia de valor
As
funções nas empresas são digitalizadas, ou seja, do desenvolvimento de produtos
à encomenda e ao processo de facturação e controlo de existências. As relações
com os outros, tais como fornecedores, parceiros de negócios e clientes também
são digitalizadas. Isso permite um controlo melhor e mais eficiente das cadeias
de valor verticais e horizontais com menos desperdício e maior produtividade,
ou seja, um aumento das receitas.
Conformidade
e Qualidade
O
aumento da colaboração com parceiros internos e externos implica a necessidade
absoluta de todos estarem em sintonia no que diz respeito aos padrões da
indústria e de conformidade e de criar um modelo Industry 4.0 eficiente.
Políticos, entidades da indústria, associações, empresas e sindicatos estão
aqui todos envolvidos. Normas de trabalho e legislação a adaptar e a
harmonizar; por exemplo, a necessidade é maior na Europa, onde os países
precisam de estabelecer normas comuns o mais rapidamente possível, a fim de se
manterem competitivos relativamente a outros mercados grandes mais unificados,
como os Estados Unidos e a China.
Por
outro lado, a digitalização dos processos fará avançar um pouco mais o controlo
de qualidade na cadeia de valor e permitirá o acompanhamento dos produtos em
todas as fases e uma rastreabilidade mais eficiente. A análise dos dados que
podem ser recolhidos em todos os níveis é fundamental para tornar o novo modelo
de negócios uniforme e eficiente.
Recursos
O
novo modelo de negócio requer especialmente competências e conhecimentos
adicionais em TI e ciências, mas também para ouvir e atender as necessidades
dos clientes de forma mais adequada e para gerir a enorme quantidade de dados
de forma eficiente e segura. As estruturas tradicionais e a hierarquia já não
são válidas. A colaboração transversal entre funções, departamentos e empresas
é o motor principal.
Por
exemplo, com o fluxo de dados a funcionar em ambos os sentidos, o feedback dos
clientes terá impacto na concepção do produto, nas escolhas do marketing, e
espera-se que os canais de vendas e os funcionários reajam mais rapidamente. A
inovação e a criatividade terão prioridade na diferenciação de produtos e
serviços.
Segurança
Ligar
a nossa infra-estrutura e partilhar uma grande quantidade de dados entre
departamentos e com parceiros externos, ampliando as trocas virtuais apresenta
a questão da ciber-segurança, não apenas para os dados, mas para proteger
o hardware, software, as patentes e os segredos comerciais. A
questão da ciber-criminalidade com a perda do know-how corporativo está muito
presente.
Sustentabilidade
As
empresas europeias precisam cumprir as metas de eficiência energética. Uma
utilização melhor e mais eficiente dos recursos, seja mão-de-obra,
matérias-primas, existências ou utilização de energia significa que as empresas
vão desperdiçar menos e, portanto, tornar-se mais sustentáveis. A utilização de
equipamento feito à medida nas empresas significa que o aquecimento ou a
iluminação já não são desperdiçados quando não são necessários e que o consumo
se adapta com precisão às necessidades. Este é um ponto de venda para os
clientes.
Produtividade
A
digitalização abrangente permite um melhor planeamento e controlo. O
planeamento e produção flexível em tempo real permitem respostas mais rápidas
para comercializar produtos e serviços e soluções à medida dos clientes. A
utilização de dados a todos os níveis também reduz o risco de rejeição e erros,
permitindo assim poupanças.
Eficiência
e Competitividade
Uma
resposta melhor, mais relevante, mais rápida e à medida das necessidades do
cliente significa um aumento da competitividade. O Indústria 4.0 permite que as
empresas, enquanto cumprem prazos mais curtos e usam menos materiais e menos
energia, possam estabelecer processos de fabrico mais eficientes.
O
cliente no centro
A
digitalização de produtos e serviços, bem como a cadeia de valor, levam a uma
produtividade dirigida ao cliente: a empresa está melhor preparada para atender
às necessidades e exigências dos clientes com reactividade e soluções à medida.
Relacionamentos
O
intercâmbio de dados sensíveis (por exemplo, inventário, processo de
planeamento...) entre o cliente e o fabricante, o fornecedor e o comprador e os
parceiros de negócios, ou seja, todas as pessoas envolvidas na cadeia de valor
implica laços mais fortes entre empresas e pessoas e uma abordagem mais global
aos negócios.
Este
aumento da cooperação ajuda com os custos e com a produtividade, mas também
gera sinergias através da partilha de know-how e de recursos e
estimula as parcerias internacionais e a comunicação e os negócios a longa
distância.
A
digitalização de produtos e serviços cria novos modelos de negócios com uma
abordagem personalizada e flexível que torna obsoletas as estratégias
anteriores.
Na verdade, a profundidade e a extensão do impacto que o Industry 4.0 terá sobre as empresas - investimento necessário, departamentos envolvidos, parceiros externos e efeito global – torna-o uma responsabilidade central e uma prioridade para a equipa de gestão e coloca-o no centro de uma estratégia corporativa.