É muitas vezes desta maneira que aprendemos! Por
isso, sempre que cometemos um erro, devemos fazer um esforço para o corrigir,
de modo que não se torne habitual. Porém, quando o hábito se instala, o erro
acaba por ser percebido como familiar, parecendo ser a forma correta. E tal
como a mentira que, por tantas vezes ser repetida, se torna “verdade”, o erro
pode seguir um percurso idêntico. Neste estádio, a sua identificação torna-se
muito difícil para quem o comete… E se o número de infratores aumenta, o erro
vai-se generalizando, acabando até, no limite, por ser aceite como a forma
aconselhável e correta.
Todos
erram, mas ninguém aceita os erros alheios. (Sid Aguiar)
Quando erramos, mas
detetamos a falha ou alguém nos alerta, temos muitas vezes a tendência para
arranjar desculpas ou justificações – desde a simples distração até à
atribuição (indevida) da culpa ao novo Acordo Ortográfico...
Posição diferente temos, normalmente, com os erros dos outros: são quase sempre
inadmissíveis!
1. Outrem | Outrém
2. Sobre | Sob
“Sob” e
“sobre” são palavras antónimas (têm significados contrários); mas, pelo facto
de serem tão parecidas, conduzem muitas vezes a mal-entendidos e à troca de uma
pela outra. “Sob” significa “por baixo de”, “debaixo de”, “subordinado a”, etc. (exemplos
1, 3 e 4).
“Sobre”
significa “em cima de”, “por cima de” e “acima de”; ou seja, refere-se a algo que
está numa posição superior (exemplo 2); mas também pode ter o sentido de
“acerca de”, “a respeito de” (exemplo 5).
3. Há quem | Aquém | À quem
4. Porque | Por que
“Por que” utiliza-se:
Uma maneira
expedita de saber que forma usar consiste em substituí-la por “por/pelo(a)
qual” ou “por/pelos(as) quais”: se fizer sentido, a forma correta é “por que”;
senão, é “porque”.
5. Mais bem | Melhor
“Melhor”, como comparativo de “bem”, pode utilizar-se como modificador de um verbo (exemplo 5). Porém, antes de um particípio passado, utiliza-se “mais bem” e não “melhor” (exemplos 1, 2, 4). No entanto, depois do particípio passado usa-se a forma sintética “melhor” (exemplo 3). Tudo o que se disse aplica-se de igual modo a “pior / mais mal”.
Estes são apenas alguns dos erros que se cometem com alguma frequência, designadamente em ambiente empresarial, e que podem afetar a imagem e a credibilidade de quem os comete e da própria empresa.