O Business Model
Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que, permite desenvolver
modelos de negócio para, empresas existentes e novos Projetos.
Hoje em dia, esta metodologia é frequentemente utilizada em
Programas de Empreendedorismo, relacionados com ações de mentoring para aceleração e validação de ideias de negócio
inovadoras mas, também, em diversas instituições de ensino e centros de
formação profissional que, incluem este tema nos seus planos curriculares.
Através do Business Model Canvas é
possível conceber, desenvolver e validar uma ideia de negócio e, definir o seu
respetivo modelo de negócio de forma simples, rápida e interativa.
Para além disso, é importante frisar que, esta ferramenta
deverá ser utilizada após o surgimento da ideia de negócio, no entanto, não
substitui o plano de negócios e, seu respetivo estudo de viabilidade
económico-financeiro. É adequado dizer-se que, o Business Model Canvas tem como principal objetivo apoiar o
Empreendedor, numa fase inicial deste processo, ajudando-o a perceber se,
deverá investir recursos financeiros no desenvolvimento do projeto de
investimento ou, por outro lado, abandonar a ideia de negócio inicial e,
eventualmente, retomar à primeira fase do processo empreendedor, identificando
assim novas oportunidades.
Neste sentido, resumidamente, os principais tópicos que,
devem ser desenvolvidos na utilização do Business
Model Canvas são os seguintes:
De seguida, procedendo-se a uma breve análise de cada uma
das fases de elaboração do Business Model
Canvas, constata-se que, na identificação dos Segmentos de Clientes é muito importante descobrir novos mercados
que, ainda não sejam explorados pela concorrência.
Na definição da Proposta
de Valor devem identificar-se aspetos competitivos que, resolvam as
necessidades dos clientes e os seus problemas e, nos Canais de Distribuição e Relacionamento
com o Cliente devem referir-se os canais que, estarão disponíveis para a comunicação,
logística, venda e pós-venda, bem como, determinar como vai ser a abordagem e,
o relacionamento com os clientes com objetivo de fidelizá-los.
Neste seguimento, uma das fases mais importante na conceção
e validação de um modelo de negócio é, sem dúvida, a criação de um modelo de
receita adequado que, através dos seus Fluxos
de Receita seja capaz de conferir sustentabilidade ao negócio. Quanto aos Recursos-Chave necessários à execução do
modelo de negócio, devem ser contemplados todos os recursos materiais,
tecnológicos, financeiros e humanos indispensáveis à sua concretização. No
âmbito das Atividades-Chave devem ser
identificadas as ações que, devem existir, bem como, a forma como devem ser
geridas para, que o cliente valorize a Proposta
de Valor.
Por último, é importante abordar as Parcerias-Chave de natureza comercial e institucional. As primeiras
pretendem alavancar diretamente o volume de vendas e, as segundas conferir
credibilidade junto do público-alvo. Na Estrutura
de Custos devem ser quantificados os principais custos fixos e variáveis
inerentes ao modelo de negócio, sendo que, o posicionamento dos produtos ou
serviços a comercializar, também irá influenciar os mesmos.
Para concluir, é importante referir que, a utilização desta ferramenta de gestão estratégica deve ser considerada de caráter obrigatório para qualquer Empreendedor, evitando que, sejam criados novos negócios precipitadamente e, sem a devida viabilidade técnica, económica e financeira indispensável ao sucesso de qualquer Empresa.