TERESA RIBEIRO
Marketing & Costumer Relations Manager
Fotografias D.R.
RPA como chave para a produtividade das empresas no póscovid e lançamento Robot-as-a-Service
Há alguns meses falávamos, no mundo empresarial, em transformar e digitalizar as organizações no contexto das suas estratégias de internacionalização, de expansão, ou otimização de workflows.
oje, fruto do impacto da pandemia nas organizações, o foco dos gestores voltou-se para a transformação e adaptação para garantir a sobrevivência. Para se manterem competitivas as organizações procuram, mais que nunca, a longevidade das suas operações através do canal tecnológico e a atualização das suas ferramentas de forma rápida com ganhos imediatos.
A tecnologia RPA – robotic process automation – insere-se neste contexto. Provou já ser uma aposta ganha para as _________
empresas que buscam quick-wins e levar a sua empresa para o próximo patamar de produtividade. A aplicação de RPA veio mesmo para ficar e há vários motivos que sustentam esta premissa.
RPA é um tipo de software que imita a atividade de um ser humano na realização de uma tarefa dentro de um processo e que pode realizar tarefas repetitivas mais rapidamente, com precisão e incansavelmente.
Possibilita, portanto, a existência de colaboradores digitais que libertam os colaboradores humanos para a realização de tarefas que requerem a inteligência emocional, raciocínio e interação complexa com clientes ou fornecedores.
De entre as infindáveis utilizações da tecnologia RPA, destaque, no contexto da reabertura das organizações no pós-covid, para a capacidade de integrar sistemas diferentes entre si.
Muitos gestores aproveitaram a interrupção da sua normal atividade durante a pandemia para modernizar ferramentas e sistemas e deparam-se agora com o desafio da integração entre diferentes aplicações.
A integração entre sistemas normalmente é dispendiosa e de difícil execução e manutenção. As aplicações utilizadas pelos clientes, os navegadores Web utilizados ou as aplicações de sistemas legacy são difíceis de integrar com as tecnologias modernas que, entretanto, foram adquiridas pela organização. A utilização de RPA altera este cenário, executando a configuração de uma integração entre sistemas muito rapidamente por meio de interfaces de usuário (UI) e sem necessidade de escrever uma linha de código.
MAS QUAIS OS CUIDADOS A TER POR PARTE DE QUEM QUER UTILIZAR A TECNOLOGIA RPA?
Na bwd, onde há vários anos acompanhamos de perto a evolução da tecnologia RPA e contamos com várias implementações bem sucedidas, dizemos que que o RPA tira o robô do ser humano (conforme artigo de 2018 do nosso CEO, Adriano Ribeiro, para a Start & GO).
Por outro lado, e dado o conhecimento que acumulamos sobre _________