O desafio dos novos perfis profissionais
IA e o Marketing Digital são as especializações mais procuradas pelas empresas
em dúvida que a maturidade digital dos trabalhadores é o que permite a transformação digital das empresas. Aquelas que já tinham uma estratégia de negócio baseada na utilização da tecnologia como ferramenta principal puderam reconverter o perfil profissional dos seus colaboradores, dotando-os das competências digitais adequadas para continuarem a desenvolver a sua atividade habitual.
No entanto, muitas outras, que não tinham ainda investido na digitalização do seu sistema, tiveram de recrutar novos talentos e enfrentar uma oferta escassa no mercado de trabalho face ao índice de procura.
Para se manterem na vanguarda das mudanças do setor, as empresas têm
enfrentado grandes desafios, que passam, em parte, por acelerar a digitalização também ao nível das suas equipas.
Para além disso, estão a surgir novas áreas de negócio que exigem perfis muito específicos e especializados. Outras empresas, por sua vez, estão a registar um crescimento exponencial, como as que pertencem ao setor do e-commerce que, segundo um estudo da plataforma Prestashop, vão incorporar mais de 80% dos novos trabalhadores nas suas equipas ao longo deste ano.
A pandemia marcou um “antes” e um “depois” nos hábitos de consumo e na forma como as pessoas se relacionam com as marcas. Criou-se uma nova cultura, que passa por uma regra simples: “se não estás na Internet, não existes.”
Perante esta realidade, não é de estranhar que, no primeiro semestre de
2021, se verifique um boom na procura de perfis digitais por parte das empresas.
Tendo em conta este contexto, a Selligent definiu os perfis digitais que terão maior projeção ao longo dos próximos meses:
Num momento em que tudo transitou para o digital, criar oportunidades de negócio através de boas campanhas de marketing tornou-se a estratégia favorita das empresas para chegar a potenciais clientes. Assim, esta função corresponde à pessoa que gere os projetos digitais, assegurando que vão ao encontro dos objetivos da empresa, criando novas linhas de negócio ou mantendo as existentes, e construindo uma relação com os clientes.