Horta da Ria - Paixão pela ria e pela biodiversidade
Júlio e Júlia são os rostos da Horta da Ria. Ele esteve sempre ligado ao desporto, nomeadamente ao basquetebol, já Julia fez um longo percurso profissional numa empresa de telecomunicações. Ambos partilham a paixão pela Ria de Aveiro e a vontade de conhecer a biodiversidade desta laguna.
Foi em 2009 que tiveram contacto com a Salicórnia, numa festa na Ilha dos Puxadoiros e após a realização de um curso de empreendedorismo apareceu a ideia de negócio: produzir salicórnia.
A salicórnia, (nome científico Salicornia ramosissima), é uma espécie nativa da costa portuguesa, planta suculenta com sabor salgado que nasce e cresce naturalmente em zonas de sapal, em solos salinos como as marinhas de sal da nossa ria de Aveiro.
Pode ser comercializada fresca durante o ciclo de vida da planta (março a agosto) e em pó durante todo o ano. Pode ainda ser incorporada em outros produtos tais como: farinha de trigo com salicórnia, bolacha de água e salicórnia, chocolate com salicórnia e cerveja preta com ostras e salicórnia.
Gostam de apresentar a salicórnia como Sal Verde, uma opção saudável ao sal tradicional, tendo em conta os seus benefícios nutricionais já que contém menos sódio que o sal, mas contém outras substâncias como cálcio, ferro, potássio, fósforo, ómega3 e outros compostos que concernem à planta propriedades anti tumorais, antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. Esta planta é também conhecida por “espargo do mar” devido à sua configuração ramificada e pode ser consumida fresca, crua ou cozinhada ou transformada em pó, como especiaria para temperar.