30 de Outubro de 2023


CARLOS BRITO

Professor da Universidade do Porto – Faculdade de Economia e Porto Business School






Passos rumo ao futuro: inovação no marketing do calçado



O setor do calçado enfrenta desafios significativos que, afetando as condições de concorrência, exigem um esforço constante de inovação não só ao nível dos produtos e processos, mas também do marketing e dos próprios modelos de negócio.



D

esde a concorrência de países com mão-de-obra barata até ao desafio da sustentabilidade ambiental e social, passando pela crescente digitalização dos negócios, tudo isto tem um enorme impacto no setor, exigindo às empresas que nele operam uma capacidade de adaptação e inovação constantes.

Começando por salientar a visão e solidez da estratégia que tem sido seguida, sendo de realçar o papel desempenhado pela APICCAPS, a associação industrial do setor, a verdade é que o desafio da valorização das marcas deve continuar a estar no centro das atenções da generalidade das empresas portuguesas.

Sem querer dar qualquer receita milagrosa, deixo cinco sugestões que, contribuindo para uma maior diferenciação, sejam potenciadoras do valor acrescentado e, consequentemente, da criação de riqueza no setor do calçado em Portugal.

1. Customização avançada. Uma forma de responder à concorrência de países cuja competitividade se baseia em mão-se-obra barata passa pela personalização do produto. Dar a possibilidade aos clientes de escolherem materiais e cores, de fazerem ajustes no tamanho e, quiçá, de cocriarem os seus próprios modelos, tudo isto são formas de ir mais além, respondendo às preferências individuais e até excedendo as expectativas.

2. Marketing digital. A crescente digitalização da economia abre a porta ao reforço das ações de marketing digital, não apenas ao nível da comunicação, mas também das vendas, do desenvolvimento de novos modelos de negócio e do marketing analytics. As empresas devem adaptar-se a essa mudança, otimizando a presença on-line das marcas, criando experiências de compra fluidas e personalizadas, e implementando estratégias de marketing digital eficazes para alcançar os potenciais compradores, gerar leads e vendas e, em última instância, 

fidelizar os consumidores.

3. Experiências imersivas. As marcas deverão proporcionar experiências imersivas aos clientes, indo além das simples transações comerciais proporcionadas pelo comércio eletrónico. Isso pode incluir eventos exclusivos, experiências em lojas físicas que combinam moda, tecnologia e entretenimento, bem como a colaboração com influencers, artistas e designers de renome para a criação de experiências únicas e memoráveis.

4. Integração de tecnologias. Os avanços tecnológicos geram oportunidades para além das que foram anteriormente mencionadas. O uso de tecnologias como a realidade aumentada irá permitir que os consumidores experimentem virtualmente os produtos que pretendem adquirir antes de fazerem a compra. Por outro lado, a internet of things abre campo a que o próprio calçado se assuma como dispositivo inteligente, capaz de coligir dados sobre o desempenho e de fornecer informações adicionais aos utilizadores.


5. Sustentabilidade. A preocupação com a sustentabilidade está na ordem do dia, havendo consumidores cada vez mais atentos às práticas éticas e ao impacto ambiental da indústria do calçado. O marketing pode ajudar a destacar iniciativas que neste domínio sejam adotadas pelas marcas, como o uso de materiais eco-friendly, a prática de formas de produção responsáveis e a transparência nas cadeias de abastecimento, atraindo desse modo consumidores conscientes que valorizam estes aspetos.

Estas são algumas sugestões para o marketing na indústria do calçado.



É importante que, apesar da incerteza quanto ao futuro, o setor continue a evoluir tirando partido das novas tecnologias, procurando adaptar-se às mudanças nas preferências dos consumidores e lidando com a crescente concorrência internacional. Para isso, as marcas devem apostar na criação de valor, diferenciando a sua oferta com base numa inovação de marketing que acompanhe a inovação de produtos, processos e modelos de negócio. O que exige um mindset e uma cultura organizacional abertos à mudança que permitam uma adaptação e criatividade permanentes num mercado em acelerada transformação.




Foto: APICCAPS in https://portuguesesoul.com/2023/06/18/140-million-reasons-to-believe/

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