A procura da Excelência e os 5S!

Sabemos que aumentar a produtividade não é fácil...

Francisco Caetano
20 de Fevereiro de 2016

Sabemos que aumentar a produtividade não é fácil...

Mas temos de procurar a excelência!

Sabemos que reduzir custos não é fácil...

Mas temos de procurar a excelência!

 Sabemos que melhorar continuamente não é fácil...

Mas temos de procurar a excelência!

 Sabemos que alterar a mentalidade não é fácil...

Mas temos de procurar a excelência!

Sabemos que manter o ânimo e ir construindo sempre, perseverantes e firmes, não é fácil...

Mas temos de procurar a excelência!

Enfim sabemos que, ao se querer mudar algo, a vida deixa de ser simples...

Mas temos de procurar a excelência!

E porque é que temos de procurar a excelência?

Porque o mercado está exigente e se não procurarmos a excelência nos aspectos referidos, deixamos de existir nesse mercado.

Mas quem é o mercado?

Importa percepcionarmos que o mercado somos todos nós e somos todos nós que como clientes já procuramos a excelência, ou seja, estamos mais exigentes, porque nós queremos ser melhor atendidos, nós queremos que os produtos que adquirimos tenham mais qualidade e nós queremos que tenham menor preço.

É por isso natural que os clientes, ou seja, o mercado, dos produtos produzidos nas nossas empresas, sejam clientes que procuram a excelência nos produtos que adquirem.

Então para entendermos o exigente mercado temos de ter uma mentalidade aberta à excelência, pois todo aquele que quer produzir para um mercado de excelência tem de se adaptar a ele pois senão não vende o que produz.

Ao estarmos abertos à excelência, será mais fácil aceitarmos mudanças no que se refere à melhoria da qualidade, à melhoria da produtividade, à melhoria da comunicação e à melhoria do trabalho em equipa e isso é excelente.

Nesse sentido podemos ser ajudados, a dar mais valor às mudanças que de alguma forma procuramos implementar nas empresas e a persistir na procura da excelência, apreendendo e implementando metodologias baseadas nos 5S.

Não se pretende neste artigo fazer uma dissertação sobre a metodologia 5S mas sim expressar a opinião de que esta metodologia é uma base para a implementação da Excelência ou Qualidade Total.

Chama-se 5S simplesmente porque se baseia nas primeiras letras de cinco palavras japonesas, a saber:

  • Seiri (utilização)
  • Seiton (ordem, ordenação)
  • Seisõ (limpeza)
  • Seiketsu (padronização)
  • Shitsuke (autodisciplina)

A tradução deve ser com base no sentido do que se deseja assimilar e também no que se pretende obter como resultado final e não uma tradução à letra. Podemos de certa forma apreender que o que se procura é a sistematização da mudança facilitando a harmonização com base em cinco SENSOS, ou seja,:

  • Senso de Utilização do Necessário
  • Senso de Ordem, Ordenação
  • Senso de Limpeza
  • Senso de Padronização
  • Senso de Manter o Organizado

É uma etapa primordial no início, e no caminho para a excelência, na qual as empresas tem de envolver todos os intervenientes, em todos os processos da mesma, e quando digo todos é mesmo todos, sim todos.Para assimilar este processo de mudança é necessário conjugar esforços para que com base no conhecimento, na experiência e na sabedoria prática se assumam compromissos de que uma vez iniciada a transformação por meio dos 5S (5 SENSOS), as coisas jamais serão as mesmas.

Termino dizendo que se queremos existir no mercado, uma coisa é certa, é importante que ano após ano satisfaçamos os clientes com a excelência dos nossos produtos e isso é assegurado pela excelência da nossa actuação interna.Sabemos que por vezes não será fácil....

Mas sabemos que é uma atitude inteligente e de bom SENSO, a persistência na busca da EXCELÊNCIA!

 

 

 

 

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go