Sabemos que aumentar a produtividade não é fácil...
Mas temos de procurar a excelência!
Sabemos que reduzir custos não é fácil...
Mas temos de procurar a excelência!
Sabemos que melhorar continuamente não é fácil...
Mas temos de procurar a excelência!
Sabemos que alterar a mentalidade não é fácil...
Mas temos de procurar a excelência!
Sabemos que manter o ânimo e ir construindo sempre, perseverantes e firmes, não é fácil...
Mas temos de procurar a excelência!
Enfim sabemos que, ao se querer mudar algo, a vida deixa de ser simples...
Mas temos de procurar a excelência!
E porque é que temos de procurar a excelência?
Porque o mercado está exigente e se não procurarmos a excelência nos aspectos referidos, deixamos de existir nesse mercado.
Mas quem é o mercado?
Importa percepcionarmos que o mercado somos todos nós e somos todos nós que como clientes já procuramos a excelência, ou seja, estamos mais exigentes, porque nós queremos ser melhor atendidos, nós queremos que os produtos que adquirimos tenham mais qualidade e nós queremos que tenham menor preço.
É por isso natural que os clientes, ou seja, o mercado, dos produtos produzidos nas nossas empresas, sejam clientes que procuram a excelência nos produtos que adquirem.
Então para entendermos o exigente mercado temos de ter uma mentalidade aberta à excelência, pois todo aquele que quer produzir para um mercado de excelência tem de se adaptar a ele pois senão não vende o que produz.
Ao estarmos abertos à excelência, será mais fácil aceitarmos mudanças no que se refere à melhoria da qualidade, à melhoria da produtividade, à melhoria da comunicação e à melhoria do trabalho em equipa e isso é excelente.
Nesse sentido podemos ser ajudados, a dar mais valor às mudanças que de alguma forma procuramos implementar nas empresas e a persistir na procura da excelência, apreendendo e implementando metodologias baseadas nos 5S.
Não se pretende neste artigo fazer uma dissertação sobre a metodologia 5S mas sim expressar a opinião de que esta metodologia é uma base para a implementação da Excelência ou Qualidade Total.
Chama-se 5S simplesmente porque se baseia nas primeiras letras de cinco palavras japonesas, a saber:
A tradução deve ser com base no sentido do que se deseja assimilar e também no que se pretende obter como resultado final e não uma tradução à letra. Podemos de certa forma apreender que o que se procura é a sistematização da mudança facilitando a harmonização com base em cinco SENSOS, ou seja,:
É uma etapa primordial no início, e no caminho para a excelência, na qual as empresas tem de envolver todos os intervenientes, em todos os processos da mesma, e quando digo todos é mesmo todos, sim todos.Para assimilar este processo de mudança é necessário conjugar esforços para que com base no conhecimento, na experiência e na sabedoria prática se assumam compromissos de que uma vez iniciada a transformação por meio dos 5S (5 SENSOS), as coisas jamais serão as mesmas.
Termino dizendo que se queremos existir no mercado, uma coisa é certa, é importante que ano após ano satisfaçamos os clientes com a excelência dos nossos produtos e isso é assegurado pela excelência da nossa actuação interna.Sabemos que por vezes não será fácil....
Mas sabemos que é uma atitude inteligente e de bom SENSO, a persistência na busca da EXCELÊNCIA!