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Reinventando as regras do jogo
Quebrar as regras do jogo pode ser a forma de reinventar uma estratégia comercial. Mas como?
Paulo Bogas
26 de Fevereiro de 2016
Quebrar as regras do jogo pode ser a forma de reinventar uma estratégia comercial. Mas como? Encontrando um posicionamento distintivo no mercado e atractivo para os potenciais clientes, respondendo às seguintes questões:
Quem vai ser o meu cliente?
Que produtos ou serviços deverei oferecer a esses clientes?
Como oferecer esses produtos ou serviços de uma forma eficiente?
Na prossecução das respostas a estas questões, poderemos ter de explorar:
Segmentos novos, emergentes ou até mesmo já existentes de clientes negligenciados;
Novas formas de produzir, entregar ou distribuir produtos/serviços novos ou já existentes a clientes novos ou já existentes.
A persistência de gestão - adquirir a experiência necessária para explorar todo o potencial do novo produto; O compromisso financeiro e a inovação e determinação são os factores de sucesso para as empresas pioneiras., a quem se colocam, de um modo geral, os seguintes desafios:
criar a visão e o ambiente para a incubação de ideias inovadoras que quebrem os conceitos existentes no mercado;
Deter capital e garantir tolerância ao risco de forma a permitir o sucesso das ideias radicais.
Analisados estes pontos, o primeiro poderá ser entendido como um “desafio criativo” e pode ser definido como a capacidade de uma “visão diferenciada”. Esta visão e os conceitos radicais consequentes têm origem na imaginação individual, o que necessita de ambiente próprio para estímulo dessa criatividade. O segundo ponto, constitui assim, o “desafio de implementação”, em que o trabalho de equipa é fundamental para alterar com sucesso as regras e competir com os preconceitos do mercado.
Em conclusão, as empresas que querem criar novos negócios deverão procurar oportunidades disruptivas.
Mas como identificar estas oportunidades? Deixo aqui algumas recomendações:
Está a escutar os seus clientes sem se cegar com os próprios preconceitos?
Pressionou-se suficientemente a economia do negócio? Que “trade-offs” e compromissos se está implicitamente a fazer para com os clientes?
Quais são as convenções ou assumpções que conduzem o pensamento e a decisão do negócio?
Que inovação será capaz de redefinir o negócio e em que medida pode mudar a forma de fazer negócio?
E como identificar uma estratégia desafiadora? Garanta que a sua estratégia é caracterizada por estes cinco comportamentos:
1 - Catalizadora da inovação
Está a criar o espaço e e estímulo para o surgimento de ideias com focalização na inovação?
Estimula o espírito empreendedor por parte dos colaboradores? Dota-os de técnicas de inovação e criatividade?
2 - Disruptora com o “status quo”, i.e., pôe em causa as regras do jogo através de novas formas de concorrer, orientada pela necessidade de mudança?
3 - Tolerância ao risco:
Permite canibalização interna?
Sabe lidar com o fracasso de ideias?
Permite a experimentação?
4 - Liderança inspiradora:
Garante fluidez no processo do “Go to the market”?
Envolve todos os colaboradores na definição dos objectivos e decisões?
Recorre a equipas multifuncionais?
5 - Recompensadora
Cria sistemas de recompensa individuais?
Promove a competitividade interna entre indivíduos e departamentos?