GORETI SILVA
Gestora de projeto, Workbrand
Fotografias D.R.
Estratégia de marketing digital para o "desconfinamento"
Adaptação e confiança, duas palavras fortes neste regresso à dita “nova normalidade”. Uma expressão que por si só nos é agridoce.Quando pensamos em novas regras, novos procedimentos, novos requisitos, custa associar a palavra nova com normalidade, mas é aí que a capacidade de adaptação e autoconfiança ganham um notável relevo.
Tudo, ainda, é muito novo, incerto e experimental, contudo, no sentido empírico, o isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19 forneceu alguns dados que nos permitem perceber onde e como poderemos atuar.
este contexto, menciono três princípios que considero bastante relevantes face ao exercício das estratégias no âmbito da retoma das atividades:
1 - As emergentes tendências de consumo e padrões de compra, provenientes da condição do confinamento e a envolvência dos meios digitais, perspetivam-se como importantes fatores a incidir.
2 - Repensar processos de industrialização e modelos comerciais.
A pandemia despertou questões suscetíveis de reflexão que estavam acomodadas, como, por exemplo, a forte dependência de fornecedores internacionais em alguns setores de atividade. Repensar processos de industrialização, modelos comerciais, e entender que, com isto, poderemos ter uma exponencial capacidade de resposta que ainda não está explorada, é uma possibilidade de intervenção.
3 - Engadget Brand
E por último, um tópico muito importante no que diz respeito ao entendimento do consumidor perante as marcas — o Engadget Brand, ou seja, __________
perante o atual cenário, a capacidade que a marca tem em envolver e estimular o consumidor. De acordo com o barómetro global da Kantar, empresa dedicada a estudos de mercado, os consumidores esperam que as marcas prestem um contributo positivo para a sociedade, que comuniquem de que forma é que são úteis perante as novas rotinas, e quais os esforços que estão a realizar para enfrentar a presente conjuntura.
Consideravelmente, estes dados abrem caminho para as empresas iniciarem as suas ações em virtude do restabelecimento das atividades económicas, onde o mote é, sem qualquer dúvida, a transição imperativa e generalizada para o digital.
Diante deste cenário, face a dinâmica de recuperação, o marketing digital, presume-se como uma ferramenta primordial quanto ao delineamento de um plano estratégico de ação.
Na sua ação digital, o processo de comunicação tem que ser iniciado pela informação sobre a conduta de precaução e segurança aplicada na empresa.
A informação de que reúne todas as condições para retomar a atividade, difundida pelos diferentes canais (site, redes sociais, blog, etc.), produzirá um sentimento de maior confiança nos seus clientes. Um exemplo que pode reforçar este sentimento de confiança são as certificações.
A APCER lançou um certificado denominado por COVID SAFE, um selo de garantia que substancia o cumprimento efetivo, por parte das empresas, das normas impostas pelas autoridades oficiais.
Novas tendências e padrões de consumo estão a surgir: Faça o trabalho de casa.
As pessoas que experienciaram vagamente a internet, ou não a utilizaram de todo, aprenderam a fazê-lo por força da necessidade que a época de isolamento impôs. Por conseguinte, prevê-se um acréscimo de utilizadores digitais, que muito possivelmente adotarão novas práticas, inclusive de compras online.
Neste sentido, é importante perceber o comportamento destes novos internautas, os seus hábitos e preferências, e como estão a responder a esta “nova normalidade”.
Idealmente, elaborar um perfil de uma persona adaptada aos novos utilizadores, permitirá formular uma comunicação mais direcionada e um atendimento mais personalizado e assertivo, propiciando deste modo, um vínculo com a sua empresa a longo prazo.
Incluir, também, neste trabalho de prospeção benchmarking, é sobejamente importante, a fim de entender os mecanismos de adaptação da concorrência nesta fase de retorno às atividades.