ALEXANDRA O'NEIL
Co-Founder and Manager of SATT Aviation
“Mindfulness” chavão trendy ou necessidade?
Mindfulness é a ideia de aprender a estar totalmente presente e envolvido no momento, ciente dos pensamentos e sentimentos sem distração ou julgamento.
conceito de Mindfulness surge definido no dicionário como a qualidade ou estado de “estar consciente ou alerta”, é também definido como, um “estado mental alcançado através do foco no momento presente, enquanto reconhecemos e aceitamos os nossos pensamentos e sensações”.
A aplicação holística de uma abordagem de Mindfulness tanto ao nível individual como coletivo, foi identificada como benéfica inclusivamente por organismos internacionais de gestão, que presentemente incentivam e procuram disseminar o conceito e sua aplicação, nomeadamente através de formações, workshops e seminários.
Mas o que significa então efetivamente Mindfulness de forma aplicada? e será que se trata somente de mais um conceito trendy, ou será uma necessidade real, tando de indivíduos, organizações e da sociedade em geral?
A resposta deverá ser enquadrada numa perspetiva global, na qual a relevância do bem-estar e consciência da importância do nosso pensamento e do seu reflexo, nas nossas ações, surge como pilar fundamental para a abordagem quotidiana no mundo desenvolvido.
O conceito de Mindfulness sugere que a nossa mente está diretamente envolvida com o nosso enquadramento e contexto, assim como com as nossas ações.
O conceito poderá parecer trivial num primeiro contacto, no entanto, quantos de nós já agimos desconectadamente entre pensamento e ação, entre intensão, objetivo e ação, entre reflexão, planeamento e execução?
Como seres pensantes, descolamos frequentemente em voos mentais que nos desconectam do concreto, levando-nos a preocupações, pensamentos obsessivos e improdutivos sobre o passado e o futuro, alimentando sentimentos de ansiedade e stress, que em nada contribuem para o bem-estar que pretendemos alcançar individualmente e em sociedade.
A abordagem de Mindfulness corresponderá assim à capacidade de nos concentrarmos e encontrarmos no presente, de forma consciente, onde estamos, e no que estamos a fazer, removendo camadas de comportamento reativo, originado pela falta de proatividade na efetiva compreensão do nosso enquadramento.
Deste modo, mesmo quando nos encontrarmos à deriva, empurrados por pensamentos e reflexões, esta abordagem permitirá a desejada consciência situacional que nos fará identificar onde estamos, assim como o que estamos a fazer e a sentir.
Mindfulness, no sentido da atenção plena, será uma qualidade inata, acessível e cultivável através de técnicas comprovadas. Pausas anuais, mensais, semanais e diárias, periódicas, calendarizadas e definidas, utilizadas para a planeamento com consciência do presente, preparação, contemplação, reflexão e balanço, demonstram
resultados nos níveis de proatividade produtiva, beneficiando a capacidade de ação eficaz, reduzindo o stress, aumentando a performance e incrementando a capacidade de analise e observação contextual. Deste modo, através do reconhecimento dos benefícios da “atenção plena”, singular, social e mesmo corporativa, poderemos almejar a redução e mesmo a eliminação da comprometedora e consumidora reatividade, maximizando o nosso mais relevante recurso, o tempo.
A abordagem de Mindfulness, ou “plena atenção”, permite assim que suspendamos julgamentos e libertemos a capacidade de reflexão e preparação. Trata-se de uma perspetiva e técnica basilar de concentração que permite a habilitação da relevância do “agora”, de estarmos no presente, alcançando a nossa total capacidade.
Cultivando estas qualidades com praticas de benefício demonstrado, alteraremos a realidade de cada elemento, organização, entidade ou sociedade.
A alteração em questão não se encontra fundada em mudança, mas somente no reconhecimento e cultivação do melhor que a reflexão, perceção, preparação e enquadramento nos pode trazer. Através desta consciencialização universal, sem necessidade de mudança, poderemos conseguir uma transformação social benéfica, transversal e facilmente alcançável, eliminando o desnecessário stress da nossa forma de viver, potenciando a inovação, e a produtividade.