10 de Março de 2024



Devoteam indica tendências tecnológicas para 2024



As áreas de maior destaque vão ser IA, dados, Cloud e talento de TI.

 



A

Devoteam, consultora líder focada em estratégia digital, plataformas tecnológicas e cibersegurança, indicou as principais tendências que vão moldar o panorama da tecnologia neste próximo ano.

Eis as áreas que vão ter maior destaque, segundo a empresa:

1.Inteligência Artificial (IA)

Em 2024, a IA vai continuar a ser uma das tecnologias com maior impacto na diferenciação dos negócios. Os modelos preditivos (que tentam prever resultados futuros com base em padrões identificados em dados históricos) e prescritivos (que, para além de prever resultados futuros, indicam ações para os influenciar ou melhorar) vão continuar a ganhar relevância enquanto motores de decisão e de personalização. A IA Generativa também desempenhará um papel relevante na produtividade, mas também na criação de valor através da reinvenção das interfaces de contacto com os clientes e com os dados.

2. Dados

Os dados vão ter um papel cada vez mais central nas organizações. Com a transição para canais e processos digitais, o aumento do volume de informação e dos potenciais insights que nela residem vão obrigar a uma mudança para arquiteturas orientadas




por e para dados, ou seja, data-centric. Os dados vão ser cada vez mais fundamentais e nucleares para as aplicações e os modelos de IA que criam as vantagens competitivas.

3.Cloud

A Cloud, sobretudo a pública, também vai continuar a afirmar-se cada vez mais enquanto facilitador (enabler) resiliente e elástico, e praticamente obrigatório, para uma implementação eficaz das estratégias tecnológicas das empresas. A adoção de abordagens de Cloud híbrida e multi-Cloud permitirá também eliminar a dependência de um fornecedor único e trazer mais flexibilidade, capacidade de adaptação e resiliência às empresas, algo cada vez mais necessário no mundo de TI complexo que têm de navegar.

4. Talento de TI

A pressão continuada para recrutar ou desenvolver recursos de TI qualificados vai continuar a acelerar dois domínios da tecnologia. Por um lado, as tecnologias ligadas à produtividade e automação/desmaterialização de processos – como o digital workplace e a Automação Robótica de Processos (RPA), agora enriquecidos por IA. Por outro lado, vão também evoluir as tecnologias que permitam abordagens de desenvolvimento agéis e que dispensem progressivamente a necessidade de gestão de operação (low-code, managed run-times, XaaS).


Como nota final, a Devoteam considera ainda que, devido a proliferação da tecnologia em praticamente todos os processos críticos das cadeias de negócio, também se pode esperar um foco crescente, no próximo ano, na cibersegurança (procurando aumentar a resiliência das organizações e dos seus sistemas face aos incidentes e às cada vez mais frequentes ameaças externas) e no ESG (toda e qualquer estratégia de negócio vai procurar estar em conformidade com as exigências de uma sociedade cada vez mais ética e socialmente consciente e responsável, caminho no qual as empresas e a tecnologia desempenham um papel crucial).

“A disrupção provocada pelos eventos recentes que afetaram todo o mundo, desde a pandemia de COVID à atual volatilidade económica provocada pelo conflito na Europa, faz com que a digitalização continue a revelar-se uma enorme prioridade para acelerar os negócios e mitigar os riscos das empresas,” comentou Bruno Tavares, Chief Technology Officer da Devoteam Portugal. “Em 2024, deve continuar a ser vista como uma necessidade contínua, e é através dela que as empresas vão encontrar estratégias com impacto para criarem valor, melhorarem a eficiência e para se diferenciarem.”


Newsletter Start&Go