“Há uma procura crescente dos cursos na área da Ourivesaria”

CINDOR cada vez mais próximo das empresas do setor

Patricia Flores
31 de Janeiro de 2016

Criado em 1984, o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria disponibiliza neste momento uma oferta formativa alargada no da ourivesaria mas também noutras áreas completares, como a informática ou o comércio. A diretora do centro, Eunice Neves, assegura que tem sido feito um investimento na aproximação às empresas: “Conhecemos bem o setor e as suas necessidades e acreditamos que temos todas as condições para contribuir inequivocamente para o seu crescimento e posicionamento estratégico, cientes de que a aposta no capital humano é absolutamente fulcral”. Com cerca de 600 formandos, a entrevistada afirma que há “uma procura crescente dos cursos na área da Ourivesaria, verificando-se um interesse renovado pelo sector”.

 

Start&Go - Que formação presta o Cindor? Quais os cursos que disponibilizam? 

Eunice Neves - Ao nível da oferta formativa, o CINDOR disponibiliza atualmente diversas modalidades de formação. A Formação Modular Certificada (cursos de curta duração) abrange um vasto leque de especializações técnicas, desde as mais diretamente ligadas ao setor da ourivesaria, como sendo a joalharia, cravação, filigrana, ourivesaria de pratas, cinzelagem, repuxagem, microfusão, banhos químicos, CAD, a áreas complementares, de que são exemplo a informática, o comércio, o empreendedorismo, ou a higiene e segurança no trabalho, cujos destinatários são adultos ativos empregados e/ou desempregados. A duração destas ações varia entre as 25 e as 50 horas e os cursos decorrem geralmente em horário pós-laboral.

Ao nível da Medida Vida Ativa, formação modular especificamente dirigida a pessoas desempregadas e realizada em horário Laboral, são disponibilizados percursos de formação muito atrativos, de que os cursos de Empreendedorismo e Inovação em Ourivesaria, Filigrana ou Design de Joalharia são excelentes exemplos.

A modalidade de formação Educação e Formação de Adultos destina-se a adultos a partir dos 23 anos e confere uma dupla certificação: profissional, mas também escolar, ao nível do ensino secundário. Com a duração total de 2080 horas, decorre em horário laboral, na área da Ourivesaria.

Há também cursos de longa duração destinados a jovens dos 15 aos 25 anos, que podem adquirir, em simultâneo, qualificação profissional e habilitação literária equivalente ao 12ºano de escolaridade, possibilitando-lhes o acesso ao ensino superior. Com uma duração total de 3675 horas, decorrem em horário laboral e inserem-se na modalidade de formação Aprendizagem. Atualmente, as saídas profissionais são as seguintes: técnico de ourivesaria, técnico comercial, técnico multimédia e técnico de informática e sistemas.

Já a modalidade da Formação para a Inclusão visa dar resposta aos adultos sem competências básicas, para posterior inserção nas ofertas de dupla certificação de nível básico.

O Centro disponibiliza ainda cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e Formação não financiada na área da relojoaria, gemologia, joalharia, cravação, cinzelagem e fotografia, para além da Formação à medida das empresas, contando-se na sua carteira de clientes empresas de referência do setor da ourivesaria e relojoaria.

Para este ano, está ainda prevista a realização de um Curso de Especialização Tecnológica na área da Joalharia. Trata-se de um curso de formação pós-secundária não superior, com a duração aproximada de um ano, que ajudará a suprir necessidades específicas do setor da ourivesaria e joalharia ao nível dos quadros intermédios.

Em 2015 manter-se-á a aposta de deslocalização de ações de formação na área da ourivesaria, levando assim a outros pontos do país a arte do ensino da ourivesaria, numa estratégia que veio para ficar.

Apostando na vanguarda em termos de processos formativos, serão disponibilizados em breve cursos de formação em cravação com ajuda ótica.

 

S&G -Quantos alunos têm de momento? Há uma maior procura atualmente?

EN - O CINDOR tem, presentemente, perto de 600 formandos. Nota-se uma procura crescente dos cursos na área da Ourivesaria, verificando-se um interesse renovado pelo setor.

Essa tendência evidencia-se em todas as modalidades de formação que o centro ministra, incluindo as direcionadas para os jovens.

 

S&G - Num setor tradicional como a ourivesaria, como vê o interesse dos jovens e o que podem esperar ao nível das saídas profissionais?

EN -Os mais novos procuram uma formação de dupla certificação, que lhes confira a certificação do 12º ano de escolaridade, ao mesmo tempo que os qualifica profissionalmente e os habilita para um setor que se apresenta cada vez mais apelativo.

Os jovens já com o 12º ano e os recém-licenciados buscam nas nossas formações uma especialização que lhes abra perspetivas de aperfeiçoamento e/ou reconversão profissional. Temos sido crescentemente procurados por pessoas que têm já uma habilitação de base ligada às artes ou que valorizam o artesanato, buscando no CINDOR a oportunidade de aprofundarem conhecimentos num setor que é cada vez mais moda, design e criatividade.

 

S&G - Quais considera serem as maiores carências do setor ao nível da formação?

EN - Numa altura em que o paradigma do setor da ourivesaria, joalharia e relojoaria mudou muito claramente, radicando agora nos imperativos do universo da moda, importa garantir que os seus recursos humanos sejam capazes de responder adequadamente aos desafios que a joalharia, a ourivesaria e a relojoaria enfrentam.

Para tal, é fundamental que as empresas do setor possam aceder a uma oferta formativa consentânea com as suas necessidades, que abranja não só a dimensão de aquisição e consolidação de competências técnicas ao nível da fabricação de peças, mas também a aquisição de competências intrinsecamente ligadas à criatividade, ao design, à inovação e ao empreendedorismo.

O CINDOR cumpre aqui um papel absolutamente fundamental, ao fornecer uma resposta cabal às necessidades multidimensionais do setor.

Orgulhamo-nos de manter um relacionamento privilegiado com a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal e de estarmos cada vez mais próximos das empresas, com quem colaboramos aos mais diversos níveis. Temos investido imenso na aproximação ao tecido empresarial, que se tem envolvido muito ativamente na nossa atividade formativa, complementarmente às dinâmicas de prestação de serviços. Conhecemos bem o setor e as suas necessidades e acreditamos que temos todas as condições para contribuir inequivocamente para o seu crescimento e posicionamento estratégico, cientes de que a aposta no capital humano é absolutamente fulcral.

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go