PEDRO AMENDOEIRA
Partner na Expense Reduction Analysts
O Olimpo das Compras
Conta-se que na Antiga Grécia um jovem perguntou a um velho sábio se alguma vez poderia chegar ao Olimpo, ou seja, tornar-se um deus. O sábio respondeu: “podes, desde que cada passo que dês seja nessa direção”.
evando esta metáfora para o mundo dos departamentos na globalidade das empresas, uma área que nos últimos 10 anos tem dado múltiplos pequenos passos sempre na mesma direção é a da Gestão de Custos, expressa na crescente importância do departamento de Compras/Supply Chain. Ainda que aqui não se trate de endeusar esta área, parece-me inegável que tudo o que aconteceu nos últimos anos tem contribuído para um progressivo aumento da importância das Compras nas empresas, em pequenos passos.
Duas das causas para esta maior importância das Compras reforçam-se mutuamente: a globalização e a concorrência. Em mercados cada vez mais globais, um forte concorrente pode surgir em virtualmente qualquer lugar do globo.
Por sua vez, isso faz com que as empresas tenham de alargar a área geográfica de procura de fornecedores para áreas vitais do seu negócio, ou os seus concorrentes podem adiantar-se, reduzir significativamente custos e ficar com o negócio.
A enorme especialização e complexidade das cadeias de abastecimento contribuem também para que o papel dos responsáveis de Compras saia reforçado.
Outro fator que torna o papel dos responsáveis pela cadeia de abastecimento ainda mais vital é a crescente valorização da Sustentabilidade. É evidente que esta tem de vir já pensada nas matérias-primas, ou começamos mal.
Nestes últimos 10 anos, assistimos a crises, pandemia, guerras, inflação, quebras das cadeias de abastecimento. A tudo as empresas tiveram de dar resposta. No processo, perceberam que, sem um reforço importante da cadeia de Compras, poderiam não sobreviver à seguinte ameaça.
Há muitos anos, um comercial contou-me que quando foi a um seu cliente anunciar uma subida de preços de 2 ou 3%, o Diretor de Compras saiu da sala e voltou com um cinto, dizendo-lhe “está a ver este cinto? Só posso fazer buracos para baixo, para o apertar mais. Não há outra possibilidade”. Nessa altura, os Diretores de Compras eram alguém com a habilidade única de