5 de Novembro de 2023





MANUELA RIBEIRO

Consultora e criadora da metodologia THE CHOICE – service awareness



IDG – Inner Development Goals


O que são? E como contribuem para o Desenvolvimento Sustentável?




E

stamos todos conscientes de que o planeta e a humanidade vivem um momento importante de viragem, os efeitos das alterações climáticas têm sido bem claros na sua manifestação no nosso quotidiano e é impossível não os sentir.

Em simultâneo, desde há alguns anos, que existem indicações claras sobre as ações a desenvolver e os objetivos a atingir – a agenda das Nações Unidas 2030 e os 17 – ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - no entanto a implementação de medidas para o atingimento destes objetivos, têm níveis de execução muito inferiores ao que seria esperado.

Na primavera de 2019, um grupo de lideres de pensamento de vários países, representantes da Academia sueca e do mundo empresarial mundial, dedicaram-se a estudar as razões do baixo nível de atingimento dos ODS e tornou-se evidente que, apesar de estarmos conscientes sobre O QUE precisa ser feito, talvez não tenhamos conhecimentos suficientes sobre O COMO o fazer.

Quando somos colocados perante desafios globais desta dimensão, existe todo um conjunto de competências cognitivas e emocionais, que vão muito além do que normalmente aprendemos nas escolas e no ensino superior e foi a

partir da perceção desta lacuna a um nível global, que os IDG - Inner Development Goals foram criados, com o intuito de serem divulgados de forma aberta a todas as pessoas e organizações, que os pretendam trabalhar.

Os IDG – Inner Development Goals, são ferramentas de desenvolvimento pessoal fundamentais, para que cada um de nós, como individuo dentro da sociedade e como colaborador de uma organização, seja parte ativa na implementação de medidas, que nos permitam atingir os ODS – objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dentro dos prazos estimados.

Um dos principais aspetos desta iniciativa é a visão sistémica, é trazer para o consciente coletivo, o facto de que cada pessoa é criadora de impactos no todo, a partir de cada ação individual e essa ação individual tem início na forma como cada pessoa se percebe a si mesma. Trata-se assim de reconhecer que em cada efeito visível das nossas ações, existe um determinado mindset que o determinou.

Quando nos trabalhamos ao nível do mindset, podemos mais facilmente criar novas Escolhas e mais alinhadas com o melhor para o todo.

Foi a partir deste ponto base que foram identificadas as 5 principais dimensões de crescimento pessoal a serem desenvolvidas e que foram posteriormente validadas, com 

inquéritos efetuados a nível mundial, até que em 2021 a iniciativa foi formalmente lançada.

A forma como nos percebemos SER e PENSAR, a forma como nos RELACIONAMOS e COLABORAMOS com os outros e a forma como materializamos esse estado interno, no AGIR, são as dimensões trabalhadas nos IDG.

A partir deste conjunto de 5 dimensões, foram identificadas 23 competências e as respetivas ferramentas para as desenvolver, que podem ser encontradas, de uma forma totalmente aberta, no website: https://idg.tools/ 

A iniciativa está em curso a nível mundial, existe um sem número de empresas que já incluem estes temas nas suas estratégias de sustentabilidade, bem como outras entidades de carater social, que desenvolvem ações junto da comunidade em geral.

Eu tenho vindo a participar nas reuniões mensais do grupo IDG Practicioners Group - qualquer pessoa pode participar – onde trocamos experiências, dificuldades e novas ideias de implementação. Em cada reunião percebemos que, em essência, não existem diferenças entre países ou tipos de organizações – estamos todos juntos a enfrentar um mesmo problema e de igual forma, temos a possibilidade de em conjunto encontrar a solução.

O tempo de agir é AGORA!














Principais dimensões de crescimento pessoal e competências associadas.

Newsletter Start&Go