MANUELA RIBEIRO
Consultora e criadora da metodologia THE CHOICE – service awareness
Ética em Ação: Crescimento com Consciência em Tempos de Incerteza
Os tempos mudaram e a transparência na gestão das empresas é algo cada vez mais importante para o seu posicionamento no mercado.
urante muito tempo, a ética foi vista como algo acessório, era importante, mas num papel secundário, relativamente à eficiência, ao crescimento e à rentabilidade. Hoje, essa lógica está claramente a ser desafiada por um novo paradigma de desenvolvimento: mais humano, mais consciente e mais equilibrado.
Neste cenário, a ética passou a ser um ativo estratégico e estrutural para as empresas que querem evoluir de uma forma sustentável e não apenas sobreviver. Num âmbito mais alargado dos 3 Ps – Profit, People, Planet, surgem temas como:
- Os relatórios ESG, que convidam as empresas a partilhar os seus níveis de performance, ambientais, sociais e de governance para além do tradicional desempenho financeiro;
- A iniciativa internacional dos IDG – Inner Development Goals, que incentiva o desenvolvimento de competência interiores dos colaboradores das empresas, com vista a uma atuação mais consciente e
responsável, orientada para o desenvolvimento sustentável.
Neste contexto, a ética tem um papel fundamental no crescimento sustentável, tentando encontrar um equilíbrio no qual as pessoas estejam em harmonia consigo próprias, com os outros e com o planeta.
Nesse sentido, o lucro (Profit) considera o impacto que os negócios têm sobre as pessoas (People) e o planeta (Planet), afastando-nos assim da lógica linear e passando a trabalhar os negócios de uma forma sistémica, numa lógica de agir para o bem de todo o sistema (Go for the good of the all).
O modelo dos 3 Ps propõe um caminho mais equilibrado para crescer, sem desconectar o desempenho económico da responsabilidade social e ambiental. Nessa equação, a ética pode ser percebida como o ponto de convergência entre as três dimensões.
E como integrar essa visão ética de uma forma concreta e profunda? É neste ponto que a iniciativa dos Inner Development Goals (IDGs) — o conjunto de competências humanas, considerado como fundamental para
lidar com os desafios globais e contribuir para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - pode ajudar.
Os IDGs reconhecem que a transformação externa começa com uma transformação interna e que liderar de forma ética, requer que os líderes e as organizações reforcem o desenvolvimento de capacidades como autoconsciência, empatia, pensamento crítico, colaboração, coragem e persistência, entre outras.
A partir desta visão dos IDG, podemos construir 5 Cinco Dimensões da Ética nas Organizações:
1. SER (Being) – A ética como identidade e coerência
A ética organizacional tem como ponto de partida o autoconhecimento. Quem somos como pessoas individuais? Quem somos enquanto organização? Quais são os nossos valores reais — e não apenas os que são mencionados como declaração de missão no website da empresa? - O quanto é que esses valores são claramente comunicados e toda a organização envolvida na sua prossecução?