Empresas que investem em bens intangíveis, fazem mais dinheiro a longo prazo a seu acionista! Os ativos intangíveis são importantes fatores de diferenciação e, dessa forma, contribuem sobremaneira para a obtenção de importantes vantagens competitivas. Isso se deve à característica fundamental de todo ativo intangível: sua singularidade.
Isto é, os ativos tangíveis como máquinas, equipamentos, fábricas, etc., são adquiridos com relativa facilidade, desde que a empresa possua os recursos financeiros para tal. Os ativos intangíveis, por outro lado, são únicos e de propriedade de uma única organização. E apesar de ser o ouro das organizações atualmente, muito pouco está identificado como recurso estratégico ou mesmo contabilizado no valor da empresa.
Entre muitos ativos conhecidos os principais são geradores de vantagens competitivas e criação de valor, e se encontro nos processos macro e micro de produção, vendas, administração e finanças, diferenciais decorrentes de uso de aplicações de inteligência artificial, integração de processos de automação, formas inovadoras e inspiradoras de liderança, canais de vendas, atração e retenção de talentos, políticas inspiradoras de sustentabilidade e de treinamento, imagem de idoneidade e de responsabilidade, reputação, qualidade e agilidade dos processos e de serviços, construção de parcerias e ecossistemas de negócio, capacidade de adaptação e inovação, etc. Todos têm valor, frequentemente bem mais do que os ativos tangíveis contabilizados nas empresas (dinheiro, imóveis, máquinas, etc.)
As cinco empresas mais valiosas a valor de mercado
com base nas cotações de bolsa em 22 de junho de 2020, foram: Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet (Google) e Facebook. As mesmas valiam na época a preço de mercado US$ 6.023 bilhões. As mesmas acumulavam com base nos patrimônios líquidos auditados na época US$ 556 bilhões.
Os ativos intangíveis dessas cinco empresas montavam US$ 5.536 bilhões, a maioria não reconhecidas contabilmente. Bilhões são gastos para registrar, analisar e reportar os valores contábeis das empresas. Pouco é gasto para fundamentar tecnicamente os valores não contabilizados. Os ativos biológicos - reflorestamentos, plantações e criações de animais - eram até décadas passadas contabilizados e reconhecidos de forma insatisfatória. Agora, com uso de especialistas e novas tecnologias, as valorizações são feitas e reconhecidas em bases técnicas. Os mesmos problemas existiam sobre reservas minerais. Quantificar os principais componentes dos ativos intangíveis nas empresas considerando que há muita subjetividade nos milhares de fatores influenciadores, muitos deles fora de nossos controles, são um desafio. Mas longe de ser impossível, com uso de inteligência artificial, capacidade de computação e de recursos de informações e dados, quase ilimitados.
A Lei de Parkinson mostra que todos investem muito tempo naquilo que entendem, e nada ou quase nada, onde nada ou pouco entendem. O problema é que os ativos intangíveis hoje em dia na Era Digital, representam um componente estratégico para crescimento e um elemento de extremo valor paras empresas da nova economia.