Projeto “Eu e a Minha Reforma” ajuda a combater o défice de literacia financeira e digital
Tem mais de 55 anos, é ativo, tem interesse em aprender, em ser autónomo, em melhorar as suas competências digitais e financeiras? Damos-lhes então a conhecer o projeto “Eu a e Minha Reforma”, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com os municípios de Matosinhos, Maia, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.
Por Fernanda Silva Teixeira
Oprojeto “Eu e a Minha Reforma” é uma iniciativa que surge para dar resposta ao problema social do défice de literacia financeira e digital da população, com mais de 55 anos, sendo uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e os municípios de Matosinhos, Maia, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia.
É um programa gratuito de desenvolvimento de competências financeiras, que inclui a realização de Laboratórios de Literacia Financeira, sessões presenciais e/ou à distância
(online), assim como eventos de capacitação e partilha de conhecimentos.
A partir de exemplos de situações práticas do dia-a-dia transfere conhecimentos e informações que permitirão melhorar a própria saúde financeira.
O projeto “Eu e a Minha Reforma” visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitem a tomada de decisões financeiras corretas e informadas, a melhoria da capacidade de avaliação de riscos, de prevenção de situações de fraude e burla, bem como de outras situações que podem comprometer a sustentabilidade financeira e prejudicar seriamente o bem-estar e a qualidade
de vida de cada um, com prejuízos familiares e sociais. A par da capacitação financeira os participantes terão oportunidade de desenvolver competências digitais, que lhes permitirão beneficiar das facilidades de utilização dos serviços digitais, nomeadamente ao nível dos serviços financeiros ao dispor de todos os cidadãos. Serão abordados vários temas, começando pelo orçamento familiar, criação de hábitos de poupança (mesmo quando achamos que é impossível poupar), prevenção da fraude, conta de serviços mínimos bancários, crédito responsável, a responsabilidade do fiador, seguros e direitos e deveres como consumidores e impostos.